- Comentar
O dia 11 de janeiro amanheceu com a notícia da morte de David Sassoli. O italiano, que morreu esta terça-feira aos 65 anos, tinha assumido a liderança do Parlamento Europeu a 3 de julho de 2019 e encontrava-se hospitalizado desde 26 de dezembro de 2021, em Itália, por complicações graves devido a uma disfunção do sistema imunitário. Leia todas as reações à morte de David Sassoli, aqui.

Leia também:
David Sassoli (1956-2022). O jornalista italiano que se tornou político e liderou o Parlamento Europeu

Leia também:
Sassoli: italiano, socialista e "absolutamente instrumental" para o êxito de Portugal

Leia também:
Costa lamenta com "profunda tristeza" perda do amigo Sassoli

Leia também:
Marcelo Rebelo de Sousa lamenta morte de David Sassoli, um "grande europeísta"
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Após a morte de David Sassoli e até à eleição do seu sucessor - que já estava prevista para a sessão plenária da próxima semana - a presidência interina deverá ser assumida pela primeira vice-presidente, a maltesa Roberta Matsola, que, no entanto, é candidata ao cargo, pelo que não deverá presidir ao ato eleitoral. Cabe ao eurodeputado português Pedro Silva Pereira e segundo vice-presidente, dirigir o Parlamento Europeu. O eurodeputado confessa, em declarações à TSF, que assumirá a responsabilidade nunca esquecendo a memória do italiano orgulhoso que garantiu o funcionamento do órgão europeu num momento dramático.

Leia também:
Pedro Silva Pereira dirige Parlamento Europeu até às eleições. Morte de Sassoli é "devastadora"
A manhã de terça-feira também ficou marcada pelo anúncio da operação de Jerónimo de Sousa. A intervenção urgente a uma estenose na carótida está marcada para esta quarta-feira e, entretanto, será substituído por João Ferreira e João Oliveira nas ações de campanha durante dez dias.

Leia também:
Jerónimo de Sousa operado esta quarta-feira de urgência. Estará ausente da campanha por 10 dias

Leia também:
Marcelo falou com Jerónimo de Sousa e deseja-lhe rápida recuperação
No desporto, na madrugada de segunda para terça-feira, Neemias Queta voltou a fazer história na NBA. O jogador dos Sacramento Kings tornou-se o primeiro português a marcar na competição e terminou a partida frente aos Cleveland Cavaliers com 11 pontos, cinco ressaltos, uma assistência e um desarme de lançamento.

Leia também:
Os primeiros na NBA. Neemias Queta marcou 11 pontos aos Cavs
Como foi a evolução do Homem de Neardental para o homem da época moderna, o Homo sapiens? Como viviam em diferentes pontos da Europa, que animais e plantas existiam na altura? Vera Aldeias espera poder responder a todas estas questões utilizando métodos modernos. Ouça a entrevista da cientista à TSF.

Leia também:
Será que o Homo Sapiens chegou mais cedo à Península Ibérica do que se pensa?