Algarve tem maior taxa de abandono escolar do continente

A taxa situa-se nos 20% e o objetivo até 2030 é baixá-la para 5%.

Se no País a taxa de abandono escolar se situa no 5,9% e no Continente nos 5,1%, na região do Algarve esse número é muito superior: chega aos 20%. A taxa de insucesso está também muito acima da média nalguns concelhos: é o caso de Albufeira, Lagos ou Lagoa.

O presidente da Comissão de Coordenação da Região do Algarve revela que há medidas que têm de ser assumidas nos próximos sete anos."Um plano integrado entre os municípios de combate ao insucesso escolar, queremos reduzir para menos de 5% o abandono precoce e reforçar os cursos técnicos no ensino superior", revela José Apolinário. O presidente da CCDR Algarve revela que estão a entrar para esses cursos profissionais na Universidade do Algarve cerca de dois mil a dois mil e quatrocentos alunos e o objetivo é financiar através de fundos comunitários a entrada de cerca de quatro mil estudantes.

Nuno Rodrigues, Diretor Geral da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência considerou que, no que diz respeito ao abandono escolar o Algarve ainda tem muito trabalho a fazer. Na sua apresentação revelou que os alunos apoiados pela Ação Social Escolar (ASE) são em número superior ao resto do País. Em Portugal a média ronda os 36% de alunos com menos recursos económicos e que necessita de apoio, no Algarve sobe para 41%.

O abandono escolar até há pouco tempo estava interligado com o setor turístico, para onde os jovens iam trabalhar precocemente, mas o presidente da CCDR Algarve considera que apareceu outro fenómeno na região: a emigração."Há que redirecionar tudo em termos de qualificação, integração e inclusão", considera.

Os dados foram apresentados num encontro realizado na câmara Municipal de Albufeira sobre "Os desafios da educação no Horizonte 2030" .

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de