- Comentar
O Governo aprovou o alívio das medidas no combate à Covid-19, num passo para o "regresso a uma vida mais normal", como o fim do isolamento para os contactos de risco. Os estabelecimentos comerciais deixam de ter limites de lotação, e já não será necessário apresentar o certificado digital, exceto no controlo de fronteiras. Fique a par de tudo o que muda.

Leia também:
Isolamento só para positivos, máscaras no interior mantêm-se. Leia o comunicado do Conselho de Ministros

Leia também:
Teletrabalho, discotecas, lojas, eventos desportivos. Saiba tudo o que muda
Apesar do alívio de várias das restrições que existiam até agora, o Governo decidiu ainda manter outras importantes, nomeadamente a utilização de máscaras e realização de testes em determinados contextos.

Leia também:
Teste em visitas a hospitais e lares, máscara em espaços interiores. Veja as restrições que se mantêm
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A Direção-Geral da Saúde recomenda a vacinação com doses de reforço, ou seja, a quarta dose, a pessoas "com imunossupressão grave", que receberam uma dose adicional para completar o esquema vacinal primário.

Leia também:
DGS recomenda quarta dose da vacina para pessoas com imunossupressão grave
No Brasil, as equipas de salvamento estão numa corrida contra o tempo em busca de sobreviventes. As chuvas fortes dos últimos dias, "as piores desde 1932", deixaram um rasto de destruição em Petropólis, uma cidade com cerca de 300 mil habitantes, localizada no norte do estado brasileiro do Rio de Janeiro.

Leia também:
Imagens aéreas mostram rasto de destruição no estado do Rio de Janeiro
O incêndio que na quarta-feira atingiu um navio mercante ao largo da ilha do Faial, nos Açores, progrediu, mas não há indicações de que haja poluição de momento. O capitão do Porto da Horta explicou à TSF os próximos passos.

Leia também:
"Fugas ou manchas de poluição não foram detetadas." Navio continua a arder nos Açores
O português Eduardo Freitas vai desempenhar, de forma alternada com o alemão Niels Wittich, o cargo de diretor de corrida no Mundial de Fórmula 1, substituindo o australiano Michael Masi, anunciou a Federação Internacional do Automóvel (FIA).

Leia também:
Novo diretor de corrida da Fórmula 1 é português. Eduardo Freitas substitui Michael Masi
O juiz Carlos Alexandre foi constituído arguido no caso da distribuição do processo da Operação Marquês, avança o Expresso esta quinta-feira. A edição online do jornal explica que desembargador Jorge Antunes aceitou o pedido de abertura de instrução apresentado por José Sócrates.

Leia também:
Juiz Carlos Alexandre constituído arguido no caso da distribuição da Operação Marquês
A Rússia ameaçou reagir, mesmo militarmente, em caso de rejeição pelos EUA das suas principais exigências de segurança, repetindo que deseja a retirada das forças norte-americanas da Europa Central e Oriental e dos Estados Bálticos.

Leia também:
Moscovo ameaça reagir militarmente perante rejeição das suas exigências
Será "O Homem Que Matou Dom Quixote" a hora certa para afirmação internacional da atriz portuguesa de 29 anos. Ouvida pela TSF dias antes da estreia do filme, Joana Ribeiro não tem dúvidas em reconhecer que "foi um sonho". A atriz refere-se ao lado mais surreal, nomeadamente "todos os percalços pelo qual o filme passou desde o início" (nomeadamente um diferendo litigioso entre Terry Gilliam e a coprodutora portuguesa Pandora da Cunha Teles de um lado, e o produtor Paulo Branco, do outro, numa luta em tribunal sobre os direitos do filme, que os primeiros venceram), mas principalmente "pela possibilidade de trabalhar com o Terry e com estes atores incríveis apenas cinco anos depois de ter começado a trabalhar, foi assim uma surpresa grande".

Leia também:
Joana Ribeiro: a hora certa de uma atriz em ascensão no cinema internacional
Na Liga Europa, o Sporting de Braga foi esta derrotado em casa dos moldavos do Tiraspol, por 2-0, num jogo da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Veja os golos na TSF.

Leia também:
Sheriff dá dois tiros e complica vida dos guerreiros na Europa
A rejeição do recurso do líder da claque Super Dragões manteve a interdição de Fernando Madureira entrar em recintos desportivos durante cinco meses, pelo comportamento em quatro jogos da I Liga de futebol, entre 2018 e 2020.

Leia também:
Líder dos Super Dragões proibido de entrar em estádios após recurso rejeitado