- Comentar
O presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), Jorge Bacelar Gouveia, lembrou que Portugal tem relações diplomáticas com a comunidade ismaelita.
Relacionados
"Chocado" com ataque, sheik David Munir admite repensar segurança da Mesquita de Lisboa
Marcelo condena "ato criminoso" em Centro Ismaelita em Lisboa
"Em primeiro lugar gostaria de apresentar as minhas condolências às vítimas, aos familiares das vítimas, às suas famílias e à própria comunidade ismaelita, que é uma comunidade de paz que conheço bem. Há um aspeto que não tem sido referido e que me preocupa: a comunidade ismaelita tem relações diplomáticas com Portugal. Aliás, Portugal tem relações diplomáticas com duas religiosas internacionais, a Santa Sé e o Imamat Ismaili, que é uma comunidade internacional muçulmana ismaelita. Isso também, num certo sentido, agrava este problema, que é grave", explicou Jorge Bacelar Gouveia.
Ouça as declarações do presidente do OSCOT à TSF
Agora espera que seja apenas um ato isolado, sem repercussões, e que não conduza a um conflito internacional.
"É verdade que Portugal, no seu passado histórico, teve uma presença islâmica e isso não pode ser esquecido do ponto de vista da prevenção e do estudo dos cenários hipotéticos e futuros - que se espera que não se concretizem - de disrupção deste tipo de atentados de natureza religiosa radicalizada jihadista. Daquilo que se sabe até ao momento, este atentado não terá essas características. Dá ideia de ser um ato isolado, o agressor é afegão, segundo percebi. Vamos esperar que seja uma coisa isolada, apenas uma questão pessoal e que não tenha qualquer repercussão do ponto de vista do ódio a uma convenção religiosa em particular e sobretudo que não implique um conflito internacional diplomático. Portugal tem obrigação de manter a segurança das instituições internacionais com as quais tem relações diplomáticas", acrescentou o presidente do OSCOT.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Duas pessoas morreram esta terça-feira de manhã no Centro Ismaelita em Lisboa após um ataque com uma arma branca e o suspeito foi detido. A situação está atualmente controlada.

Leia também:
"Ato isolado." Dois mortos em ataque a Centro Ismaelita de Lisboa, PSP neutraliza suspeito