- Comentar
Na Ucrânia, esta quinta-feira, foi dada a garantia de que vão ser enviados 45 autocarros de Kiev para retirar civis de Mariupol. A Rússia afirmou-se pronta para abrir o acesso dos corredores humanitários.

Leia também:
Kiev vai enviar 45 autocarros para retirar civis de Mariupol
A reportagem do fotojornalista André Luís Alves dá conta de que a situação para sair de Mariupol havia agravado nos últimos dias.

Leia também:
Reportagem TSF. Não há um corredor humanitário em Mariupol
Certo é que, por várias vezes, os corredores humanitários estabelecidos não têm sido respeitados, o que se traduz em acrescidas dificuldades para a população cercada e em mais destruição. Em Kharkiv, por exemplo, as tropas russas destruíram 15% das casas, adianta o autarca da cidade, apesar de a Rússia garantir que não ataca alvos civis.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Autarca de Kharkiv diz que Rússia destruiu 15% das casas da cidade
As autoridades ucranianas estão até a acusar as forças russas de lançarem bombas de fósforo, durante o dia, na cidade de Marinka. Trata-se de armas incendiárias cujo uso é proibido contra civis.

Leia também:
Autoridades ucranianas acusam russos de lançar bombas de fósforo em Marinka
Ainda assim, há sinais de avanços nas negociações entre Rússia e Ucrânia. O chefe da diplomacia da Turquia afirmou que os ministros dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, e ucraniano, Dmytro Kuleba, podem vir a encontrar-se "dentro de uma ou duas semanas".

Leia também:
"Dentro de uma ou duas semanas." Turquia admite reunião entre ministros dos Negócios Estrangeiros ucraniano e russo
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia declarou mesmo que houve um "avanço positivo" nas negociações com a Ucrânia que tiveram lugar em Istambul, apesar de salvaguardar que não se falou de nenhuma solução definitiva.

Leia também:
Lavrov considera "avanço positivo" negociações com autoridades ucranianas
Quem não parece convencido é o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que afirma não acreditar nas "frases bonitas" da Rússia.

Leia também:
Zelensky não acredita nas "frases bonitas" da Rússia sobre alívio da escalada militar
No terreno, os ucranianos mantêm-se firmes na resistência à invasão russa. O enviado especial da TSF à Ucrânia, Rui Polónio, conta que, em Odessa, mesmo com as sirenes a tocar, a população não arreda.

Leia também:
Reportagem TSF em Odessa. No jogo da Guerra, nada afasta Vasyl do tabuleiro de xadrez
Por cá, assiste-se a uma nova corrida às urgências. A gripe A está a surgir em força e com sintomas mais graves do que os da Covid-19. A Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública afasta, para já, a existência de motivo para alarme.

Leia também:
Casos de gripe A levam a nova corrida às urgências
Nos hospitais portugueses, estiveram internados, durante o primeiro ano da pandemia da Covid-19, estiveram internados quase 13 mil doentes em unidades de Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Leia também:
Quase 13 mil doentes internados em unidades de AVC em 2020, menos 104 que no ano anterior
Noutro plano, termina esta quinta-feira o prazo para os contribuintes reclamarem sobre faturas de despesas gerais familiares. Em causa estão as faturas de gastos com roupa, eletrodomésticos, combustível e outros, que permitem uma dedução ao IRS até 250 euros.

Leia também:
Contribuintes têm até esta quinta-feira para reclamar sobre faturas de despesas gerais familiares
Já o processamento dos reembolsos do IRS arranca na primeira quinzena de abril. OS contribuintes podem começar a entregar a declaração do IRS já sexta-feira, dia 1 de abril. Têm até 30 de junho para o fazer.

Leia também:
Processamento dos reembolsos do IRS arranca na primeira quinzena de abril
Para os contribuintes entre os 18 e os 26 anos, a entrega da declaração do IRS vai 'disparar' um aviso a alertar para a possibilidade de acederem ao IRS Jovem e beneficiarem de um desconto no imposto a pagar.

Leia também:
Jovens vão ser avisados do desconto do IRS Jovem antes de submeterem a declaração