- Comentar
A Câmara Municipal de Lisboa apelou esta quinta-feira à população para evitar saídas de casa durante a noite, exceto "em situações de absoluta necessidade", devido ao aviso laranja de precipitação entre as 00h00 e 09h00 de sexta-feira.
Relacionados
Câmara de Loures quer estado de calamidade após estragos das inundações
PS quer que Câmara de Lisboa reforce meios de combate às cheias
IPMA antecipa aviso laranja para distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal
Em comunicado, a autarquia apela à população para "evitar" toda a zona ribeirinha da cidade, a zona baixa de Alcântara, a Praça de Espanha, a Avenida 24 de Julho, a Avenida Gago Coutinho e todos os túneis e infraestruturas subterrâneas de Lisboa.
Lembrando que o IPMA colocou de novo o distrito de Lisboa sob aviso laranja, entre as 00h00 e as 09h00 de sexta-feira, devido à previsão de "precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e de rajadas fortes de vento", a Câmara de Lisboa pede à população que evite sair de casa.

Leia também:
Lisboa, Leiria, Setúbal, Santarém e Faro com aviso laranja a partir da meia-noite
A autarquia salienta ainda que os agentes de Proteção Civil, os serviços operacionais municipais e as juntas de freguesia "estão de prevenção para a mais pronta resposta à cidade".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou, nos distritos de Lisboa, Leiria, Setúbal, Santarém e Faro, os avisos de amarelo para laranja a partir das 00h00 de sexta-feira devido ao mau tempo.
Segundo o IPMA, os cinco distritos vão estar sob aviso laranja devido ao mau tempo a partir das 00:00 de sexta-feira, um aviso meteorológico que passará para amarelo a partir das 09h00 e até às 15h00 de sexta-feira.
De acordo com fonte do IPMA, até ao final do dia poderá haver um "alargamento" do aviso laranja a outros distritos. Nos mesmos distritos, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) elevou o estado de alerta para laranja até às 23h59 de sexta-feira devido às chuvas fortes que se fazem sentir no continente.
De acordo com o 'site' da Proteção Civil, pelas 17h40, estavam ainda ativas 62 ocorrências relacionadas com meteorologia adversa, num total de 196 bombeiros e 79 meios.
Na quarta-feira à noite, a cidade de Lisboa esteve sob aviso vermelho devido à previsão de chuva forte e trovoada, tendo-se registado várias inundações na cidade, tendo as situações mais graves sido registadas no Campo Grande, Campo Pequeno e Alcântara.