- Comentar
A Câmara Municipal de Faro foi alvo de um ataque informático durante o fim de semana. A autarquia confirmou esta segunda-feira que o que comprometeu o funcionamento dos serviços na noite de sábado foi mesmo um ciberataque.
"O Município de Faro informa que, nas últimas horas, foi confirmado ter sido alvo de um ataque informático que afetou a totalidade dos seus servidores, bem como de todos os serviços e utilizadores da autarquia. Este incidente de Ramsonware, registado no sábado à noite, dia 19 de novembro, comprometeu o normal funcionamento dos serviços, que serão, assim que possível e de acordo com as prioridades, retomados progressivamente ao longo dos próximos dias", informa o município em comunicado.
A autarquia garante que já reportou às autoridades, nomeadamente ao "Centro Nacional de Cibersegurança (CNC), Polícia Judiciária (PJ) e Procuradoria-Geral da República (PGR)".
"O Município de Faro lamenta o ataque ocorrido e solicita a melhor compreensão dos munícipes e entidades ao longo dos próximos dias, ao longo dos quais poderão ser registados naturais constrangimentos por parte dos serviços da Autarquia, nomeadamente no sistema de 'backoffice' e no serviço de correio eletrónico, que estão, de momento, inativos", refere.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A autarquia promete dar novidades quando o "normal funcionamento dos serviços" for reposto.