- Comentar
A chuva forte sentida na noite deste sábado na Madeira causou inúmeras inundações no Funchal.
Os Bombeiros Municipais do Funchal ficaram sem mãos a medir com tantos pedidos de ajuda devido a inundações em casas, lojas e parques de estacionamento. Estradas e avenidas transformaram-se em verdadeiras ribeiras.
Pelas 21 horas o presidente da Câmara Municipal do Funchal relatava à TSF que toda a ilha estava sem eletricidade.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Miguel Gouveia explica que a tempestade teve algo que não é muito comum: muitas descargas atmosféricas com relâmpagos e raios a caírem em terra que provocaram alguns pequenos focos de incêndio e alguns acidentes rodoviários pois as ruas e estradas estavam completamente alagadas.
O corte geral de energia na ilha da Madeira aconteceu, aliás, logo a seguir a dois raios fortes que, segundo o autarca, fizeram "estremecer o Funchal".
O Governo Regional confirmou, entretanto, que o apagão aconteceu "na sequência de uma descarga elétrica numa linha entre a Calheta e o Funchal, que provocou diversos constrangimentos, fazendo com que o sistema na Central Térmica da Vitória fosse abaixo".
O Diário da Notícias da Madeira revelou pela 23 horas que a luz começava a surgir por essa altura em "alguns pontos da região" e pelas 00 horas os Bombeiros do Funchal e o presidente da autarquia confirmaram à TSF que o apagão já estava resolvido em praticamente toda a ilha.
O autarca do Funchal, Miguel Gouveia, explicava pela mesma hora que várias estradas e ruas mantêm-se cortadas.
Recorde-se que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado a Costa Sul e as regiões montanhosas da Madeira em aviso vermelho devido às previsões de chuvas fortes, por vezes granizo, com o resto da ilha com aviso laranja.

Leia também:
"As estradas estão todas cheias de pedras. Parece um cenário de guerra"
Para este domingo o IPMA mantém parte da Madeira com aviso laranja e existe a possibilidade de voltar a cair chuva forte.