- Comentar
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, insiste na necessidade de um novo aeroporto na cidade, mas defende que a Portela deve manter-se. O autarca quer menos poluição na cidade, mas não quer menos aviões a chegar.
Relacionados
Rosário Partidário é a coordenadora da comissão técnica para o novo aeroporto
Novo aeroporto de Lisboa. Ministro defende manter porta aberta a solução que permita expansão
Leiria quer base aérea de Monte Real no estudo de localização do novo aeroporto
"Ter um aeroporto em Lisboa é um ativo e se olharmos para as principais cidades e capitais da Europa, Bruxelas tem pelo menos dois aeroportos e mesmo Barcelona tem dois aeroportos. Estamos a falar de cidades comparáveis. Como presidente da Câmara de Lisboa tenho de defender os meus ativos e neste momento é dizer que este aeroporto deve continuar a existir, mas não a poluir como está agora. É muito diferente. Fui para Bruxelas em 2014 e vivi exatamente numa zona da cidade onde os aviões passam bem em cima. A diferença entre aquilo que era o tráfego aéreo em 2014 e em 2019 não tem nada a ver. A cada minuto estamos a ouvir aviões em cima da cabeça em Lisboa", explicou Carlos Moedas.
Acima de tudo, o autarca quer uma decisão.
Ouça a reportagem
"É um aeroporto que tem de ser internacional, mas de Lisboa. É nesta base que nós, os lisboetas, nos colocamos hoje. Estamos desesperados por uma solução, por ter um novo aeroporto. Tudo o que atrasar esta decisão é mau para Lisboa", defendeu o presidente da Câmara de Lisboa.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A apoiar este modelo da Portela com mais um aeroporto está o autarca do Porto, Rui Moreira.
"Se nós precisamos, seguramente, de dois aeroportos nesta fachada atlântica, se precisamos de viabilizar o hub de Lisboa e ter um hub competitivo que também justifique os investimentos que foram feitos na TAP, parece-me que a melhor solução é sempre Portela mais um", afirma Rui Moreira, que apoia a solução Montijo porque não trás custos para o Estado.
Os autarcas de Lisboa e do Porto estão juntos, desde a manhã desta terça-feira, num debate promovido pelo Conselho Económico e Social e pelo jornal Público.

Leia também:
Alcochete, Santarém, Montijo ou Alverca? Debate sobre localização do novo aeroporto vai "abordar várias soluções"