Dias de verão. IPMA espera "temperaturas acima da média" em Portugal

Durante esta semana, esperam-se temperaturas que podem chegar aos 26 °C em algumas regiões de Portugal.

Durante esta semana, o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) estima temperaturas que podem chegar aos 26 ºC em algumas regiões de Portugal.

À TSF, a meteorologista Maria João Frada admite que se tratam de "temperaturas acima da média" para esta altura do ano e, a partir desta segunda-feira "começam a contribuir para uma onda de calor", mas que será "um episódio temporário, entre os dias 21 e 23 e em alguns locais do norte até pode chegar ao dia 24" de fevereiro.

"Estamos a falar de valores de temperaturas máximas que variam entre os 19 e os 23 ºC", mas na zona do litoral oeste no centro e sul "podem chegar a valores na ordem dos 25, 26 ºC" e, em alguns locais, a meteorologista explicou que "além de as temperaturas estarem mais de cinco graus Celsius acima da média", podem estar, em alguns locais "sete, oito, nove ou até dez graus" acima do normal para esta época do ano.

Sobre os dias seguintes, espera-se "um aumento da nebulosidade" e "a única questão é saber se vamos ter precipitação ou não", diz Maria João Frada. Dia 24 "haverá uma descida significativa dos valores da temperatura máxima" e, depois, "poderá vir alguma precipitação fraca e dispersa na região sul" e, eventualmente, estender-se à zona centro e norte.

Portanto, a chuva que se espera "não vai mudar literalmente nada a seca que temos em Portugal" ​​​​​​e, a meteorologista concluiu que, quantos mais dias continuem sem chover "mais se agravará a seca, certamente".

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de