- Comentar
O concelho de Ponte da Barca tem água para abastecer a população durante dois anos. Na região, 80% dos habitantes são abastecidos pela Barragem de Touvedo, que nesta altura tem 13 hectómetros cúbicos de água. O presidente da câmara, Augusto Marinho, adianta que é água de boa qualidade, mas não fica descansado com o indicador que diz ter água para dois anos.
Relacionados
Ministra da Agricultura diz que combate à seca é missão partilhada entre Governo e agricultores
"Estamos preocupadíssimos." Autarca de Almodôvar admite cortes de água no inverno se não chover
Catorze dos últimos 20 anos foram de pouca chuva, alerta IPMA
"Não é um bom indicador, isto é preocupante e esta preocupação tem de ser partilhada por todos. Estamos a falar de um bem essencial que tem de ser bem gerido e, ao mesmo tempo, tem de ter uma utilização mais eficiente e racional. Estamos a falar de uma população num território do Alto Minho que nesta altura acolhe muitos turistas e muitos dos nossos emigrantes. Uma população que quase triplica e, portanto, pontualmente surgiu já a necessidade de transportar água para alguns reservatórios", explicou à TSF Augusto Marinho.
Ouça as declarações do presidente da Câmara de Ponte da Barca
O autarca espera que chova para que não seja preciso, no inverno, recorrer à recarga de reservatórios através de autotanques como já aconteceu este verão.
Ponte da Barca fica na bacia do Lima. No Douro, na zona de Tabuaço, a Barragem de Vilar tem 14 hectómetros cúbicos, está a 14% da capacidade e abastece os concelhos de Moimenta da Beira e de Tabuaço.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Rega inteligente permitiu 15% de poupança de água em oito anos no Porto