- Comentar
Os estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA (FCSH-NOVA) vão esta quarta-feira protestar contra o ensino à distância.
O Governo determinou que os estudantes do Ensino Superior podiam retomar às aulas presenciais na próxima segunda-feira, mas não é o que vai acontecer na prática em muitas universidades, como é o caso da FCSH-NOVA, explica à TSF o presidente da Associação de Estudantes daquela instituição.
A decisão partiu da direção, afirma José Pinho, que "contrariou as orientações" do Governo, "mantendo a grande maioria das aulas em regime online até ao final do semestre".
Os alunos consideram que o ensino online "aprofundou desigualdades", pelo que exigem o "retorno às aulas as aulas presenciais em condições de segurança assim que possível".
O presidente da Associação de Estudantes argumenta que os alunos que vivem fora de Lisboa nunca deixaram de pagar alojamento, do qual não estão a usufruir, tendo a maioria regressado às localidades de origem, mas que também não podem parar de pagar.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Os estudantes nunca não deixaram de pagar rendas, nem aqueles que se encontravam em residências, porque se deixassem pagar rendas perderiam o lugar, nem aqueles que tinham casas arrendadas, sempre prevendo, como foi indicado, o retorno às aulas presenciais. Os estudantes e as suas famílias continuaram a suportar os custos do alojamento, na esperança, legítima, de voltarem ao ensino presencial."
Pôr fim aos contratos de arredamento não é uma opção também porque "a faculdade deu a indicação que a avaliação contínua e os exames seriam em regime presencial, ou seja, os estudantes acabam por ter que se deslocar na mesma a Lisboa para fazer essas avaliações", acrescenta José Pinho.
Os alunos já se reuniram com a direção da faculdade, mas até agora não chegaram a acordo.
A organização do protesto marcado para esta quarta-feira espera juntar uma centena de estudantes, entre os cinco mil alunos inscritos na FCSH-NOVA, a partir das 16h00 junto à faculdade na avenida de Berna, em Lisboa.
