- Comentar
O Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, elege esta segunda-feira o novo reitor entre os três candidatos ao cargo: Emídio Gomes, Cristiane Derani e Vasco Amorim.
Um deles vai substituir substituir António Fontaínhas Fernandes, que termina o seu segundo mandato à frente da reitoria da academia transmontana.
Em declarações à TSF, o ainda reitor fala de "um sentimento de dever cumprido".
Olhando para o futuro da UTAD, António Fontaínhas Fernandes sublinha a importância do regresso às aulas e à vida presencial nas universidades.
O reitor destaca um dos seus últimos projetos-bandeira: a criação do Centro Académico Clínico, que considera ser simultaneamente uma oportunidade e uma urgência face ao contexto de pandemia que vivemos. Será uma semente que fica para a futura liderança da UTAD.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Ouça aqui a entrevista de Fernando Alves com Fontaínhas Fernandes em direto na TSF
Os candidatos apresentam esta segunda-feira segunda-feira os respetivos planos de ação numa audição pública, que decorre na UTAD, seguindo-se depois o ato eleitoral.
O reitor é eleito pelo Conselho Geral, presidido pelo antigo ministro Miguel Poiares Maduro, e composto, no total, por 25 membros internos e externos à academia transmontana.