- Comentar
O Governo vai reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) com mais 745 milhões de euros. O Ministério da Saúde afirma que este valor tem como objetivo "a redução da dívida" e o "aumento da capacidade de resposta e de produção do SNS".
"Do valor total, 630 milhões de euros destinam-se aos hospitais e 115 milhões às Administrações Regionais de Saúde (ARS)", lê-se numa nota do Ministério da Saúde enviada à TSF.
O reforço surge num ano de "grande esforço financeiro" devido à Covid-19, "nomeadamente, na recuperação da atividade assistencial, no financiamento de testes de deteção da Covid-19, ou no esforço adicional de vacinação".
O Ministério da Saúde lembra que até outubro foram realizadas quase 30 milhões de consultas médicas em cuidados de saúde primários, 590 mil cirurgias e mais de 10 milhões de consultas hospitalares.
Em agosto deste ano, já tinha sido feito um reforço no SNS no valor de 350 milhões de euros. O Ministério da Saúde adianta que em 2021 já foi feito um reforço de mais de um milhão de euros, "para um SNS melhor preparado, mais robusto e com mais respostas para os cidadãos".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias