Há 44 surtos em lares. Visitas podem fazer autotestes à entrada

A ministra do Trabalho falou na conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou esta quinta-feira que, segundo os últimos dados, há "44 surtos de Covid-19 em lares".

"Em termos do número de surtos, o número tem sido estável ao longo dos últimos dois meses. Neste momento temos 44 surtos em lares. É a informação mais recente que tenho. E temos procurado que haja permanentemente uma partilha de informação e das recomendações para que sejam o mais claras possível ", explicou a ministra.

Ana Mendes Godinho também esclareceu que as visitas podem fazer autotestes à entrada das instituições, "desde que sejam realizados no momento em frente de um funcionário da instituição".

"Quanto à realização dos testes para as visitas, aliás o Instituto da Segurança Social enviou uma comunicação a todos os lares reiterando que é possível que estes testes sejam feitos através de autotestes desde que realizados no momento em frente a um funciário da instituição. Portanto, não tem de ser nenhum profissional da área da saúde, precisamente para simplificar. Por um lado, garantir que há uma proteção, mas por outro lado para garantir que se simplifica ao máximo o processo para evitar que haja uma inibição de visitas", disse a ministra.

Já a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou que entre os dias 1 e 15 de dezembro foram contabilizados "1274 autos de contraordenação" de pessoas que viajaram para Portugal sem teste negativo à Covid-19. "Estão envolvidas 36 companhias", revelou a ministra.

Mariana Vieira da Silva e a ministra da Saúde, Marta Temido, têm tido reuniões regulares com os especialistas e "nos próximos dois ou três dias" haverá mais informação, explicou a ministra. Marta Temido vai fazer uma conferência de imprensa esta sexta-feira para fazer um ponto de situação da evolução pandémica.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de