Já há 176 centros de saúde a funcionar com horários de atendimento alargado

O portal do SNS tem agora informação atualizada diariamente sobre os centros de saúde com horário alargado ou com atendimentos suplementares.

Há agora 176 os centros de saúde a funcionar com horários de atendimento alargado (dias úteis) ou complementar (fim de semana e feriados) de norte a sul do país.

"Esta adaptação da capacidade ao nível dos cuidados de saúde primários pretende responder a uma maior procura da população nos meses de outono/inverno e diminuir a procura dos serviços de urgência em situações não emergentes", escreve o ministério da Saúde numa nota enviada às redações.

Para consultar estes horários é preciso seguir vários passos:

1 - Entrar no Portal do SNS;

2- Selecionar "resposta sazonal em saúde";

3 -Clicar em "medidas prioritárias";

4 - Seccionar "medidas para o cidadão";

5 - Clicar sobre o link para a região pretendida, que remete para outra página com informação detalhada dos vários centros de saúde.

O gabinete de Manuel Pizarro aconselha os utentes a ligar em primeiro lugar para o SNS 24 (808 24 24 24), "para uma triagem e encaminhamento adequado de cada situação, para uma resposta mais célere e também para o melhor planeamento da atividade do SNS".

Na última semana, registou-se uma procura mais elevada das urgências hospitalares, sobretudo nas do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde os doentes urgentes (com pulseira amarela) tiveram de esperar, na terça-feira de manhã, uma média de 14 horas para serem atendidos, quando o tempo recomendado é de 60 minutos.

Na mesma nota, a tutela avança também que está em curso a operacionalização da "Via Verde ACeS" nos Serviços de Urgência, existindo já protocolo celebrado com 24 Agrupamentos de Centros de Saúde, em articulação com unidades hospitalares. Esta resposta permite que os utentes não urgentes - com pulseira branca, azul ou verde - sejam encaminhados dos hospitais para os centros de saúde, com data e hora previamente definidas, sendo atendidos, no máximo, em 24 horas.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de