- Comentar
Mais de dez mil hectares arderam até esta quinta-feira na Serra da Estrela, onde desde sábado lavra o incêndio que começou na Covilhã, segundo o sistema de vigilância europeu Copernicus.
Relacionados
Mais de 1500 bombeiros no combate ao fogo da Covilhã
Incêndios em Espanha cortam circulação ferroviária na Galiza
Incêndio na Serra da Estrela faz 11 feridos e mobiliza mais de 1500 operacionais
De acordo com a informação disponível no Copernicus, até quarta-feira tinham ardido 9532 hectares na região da Serra da Estrela.
Já segundo dados provisórios do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), até esta quinta-feira, arderam 10.540 hectares devido a este fogo.
Na terça-feira, o vice-presidente da Câmara da Covilhã tinha dito que o incêndio que deflagrou no sábado em Garrocho (Covilhã) já tinha consumido cerca de três mil hectares de floresta e mato no concelho.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Segundo a informação provisória recolhida até esta quinta-feira e disponível no 'site' do ICNF, já arderam este ano 74.304 hectares em espaços rurais, sendo que metade são povoamentos florestais, 41% representa área ardida de mato e 9% área agrícola.
No total, segundo a mesma fonte, este ano já foram registadas 8.184 ocorrências.
No início da semana, o último relatório do ICNF, que não incluía o incêndio que deflagrou no sábado na Covilhã, indicava um total de 58.354 hectares de área ardida até 31 de julho.