- Comentar
O Presidente da República recordou hoje Maria de Jesus Serra Lopes como uma "mulher independente e de espírito livre", apresentando as "mais sentidas condolências" à família da antiga bastonária da Ordem dos Advogados que morreu na sexta-feira.
Relacionados
Morreu Maria de Jesus Serra Lopes, antiga bastonária da Ordem dos Advogados
Numa nota publicada na sexta-feira no 'site' da Presidência na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa lembra, "já com saudade, a amiga de longa data e mestra de prática jurídica desde meados dos anos" de 1960.
"Advogada prestigiada e reconhecida entre os seus pares, foi a primeira mulher bastonária da Ordem dos Advogados. Mulher independente e de espírito livre, defensora intransigente dos direitos fundamentais e da Liberdade, deixa o testemunho de uma vida dedicada à justiça", enaltece.
Salientando os feitos do também antigo membro do Conselho de Estado, o chefe de Estado deseja "que todas as advogadas e advogados perpetuem o legado que a Dra. Maria de Jesus Serra Lopes nos deixou em prol de melhor justiça".
A primeira mulher bastonária da Ordem dos Advogados, Maria de Jesus Serra Lopes, morreu na sexta-feira aos 88 anos, confirmou aquela entidade num comunicado publicado no 'site' oficial da Internet.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Nascida em 15 de julho de 1933, em Lisboa, Maria de Jesus Brito Lamas Moreira Serra Lopes exerceu o cargo de bastonária entre 1990 e 1992.
"O Senhor Bastonário, Prof. Doutor Luís Menezes Leitão, e o Conselho Geral manifestam o seu mais profundo pesar pelo falecimento da nossa Ilustre Colega, Maria de Jesus Serra Lopes, e apresentam sentidas condolências à sua família", lê-se no comunicado.
Maria de Jesus Serra Lopes licenciou-se em julho de 1956 na Faculdade de Direito da Universidade Lisboa e inscreveu-se como advogada em 03 de julho de 1959, exercendo a profissão na comarca da capital portuguesa.
"Desempenhou vários cargos na Ordem dos Advogados, entre os quais o de membro do Conselho Geral entre 1981 e 1983, Presidente da Comissão de Legislação de 1981 a 1983, Vogal do Conselho Superior de 1984 a 1986, Vice-Presidente do Conselho Superior de 1987 a 1989", relembra a nota.
Em 1996, Maria de Jesus Serra Lopes foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e em 2005 com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo. A antiga bastonária também foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito em 1993.
"Por deliberação do Conselho Geral da Ordem dos Advogados, de 26 de abril de 2016, foi concedida à Bastonária Maria de Jesus Serra Lopes a Medalha de Ouro da Ordem dos Advogados, entregue nas comemorações do Dia do Advogado", é acrescentado.