- Comentar
Entre os assuntos que marcaram a manhã desta quarta-feira, está a morte do padre Vítor Feytor Pinto, aos 89 anos. O clérigo encontrava-se, há alguns meses, a lidar com problemas de saúde, depois de uma septicemia e de, no último ano, ter sido internado com Covid-19.

Leia também:
Morreu o padre Vítor Feytor Pinto
Na ordem do dia estão também as reuniões dos partidos com Governo sobre as linhas gerais do Orçamento de Estado 2022. O PSD afirmou que saiu da reunião com o Governo "mais preocupado" do que entrou, dizendo que nem sequer foi apresentado ao partido o cenário macroeconómico completo. No mesmo plano, o Bloco de Esquerda contestou o otimismo manifestado pelo primeiro-ministro sobre as negociações do Orçamento para 2022, contrapondo que há "parcas respostas" do Governo e que o processo está longe de ter sucesso. Também o PCP, considerou ainda "mais incompreensível" que o executivo diga não ter margem para aumentar salários na administração pública, acrescentando que "os elementos de preocupação" do partido se mantêm.

Leia também:
OE2022. PSD sai "mais preocupado" de reunião com o Governo e sem cenário macro completo

Leia também:
"Parcas respostas." BE contesta otimismo de Costa sobre negociações do OE2022
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
OE2022. PCP fala em perspetivas de crescimento de 5,5% para o próximo ano
Destaque também para a proposta de lei do Governo que regulamenta o uso de câmaras nos uniformes das forças policiais - as chamadas bodycams. Mais de quinze anos depois da primeira lei da videovigilância, o governo propõe agora um novo diploma que alarga o leque de opções para a utilização e acesso pelas forças e serviços de segurança a sistemas de videovigilância. No entanto, o governo antes de dar entrada à proposta na Assembleia da República não se precaveu e não ouviu a Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Leia também:
Governo propõe bodycams sem ouvir CNPD e parlamento dá início à discussão
Ainda esta manhã, a proposta do PS com alterações à lei das associações públicas profissionais, que visa reforçar "o interesse público, a autonomia e independência da regulação e promoção do acesso a atividades profissionais". À TSF, a Ordem dos Notários considerou que as mudanças propostas pelo PS à lei das ordens profissionais não garantem a defesa do interesse público. Já no Fórum TSF, o bastonário da Ordem dos Médicos declarou-se muito preocupado com a intenção dos socialistas, afirmando que o objetivo destas alterações é silenciar as ordens profissionais. Também no Fórum TSF, o bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão, referiu que a proposta em causa é uma "tentativa de tomar as ordens profissionais".

Leia também:
PS quer reforço da supervisão nas ordens e trava antigos sindicalistas

Leia também:
"Não faz qualquer sentido." Bastonários criticam projeto do PS para limitar poder das ordens
No que respeita à economia, o Banco de Portugal manteve a perspetiva de crescimento económico nos 4,8% para 2021, à semelhança do que tinha feito no Boletim Económico de junho. Segundo a instituição liderada por Mário Centeno, "a recuperação da atividade reflete o controlo da pandemia, através do processo de vacinação - com efeitos positivos na confiança dos agentes económicos - e a manutenção de políticas económicas expansionistas".

Leia também:
Banco de Portugal mantém perspetiva de crescimento nos 4,8% este ano
Por fim, o Prémio Nobel da Química de 2021 foi atribuído ao alemão Benjamin List e ao britânico David W.C. MacMillan pelos seus feitos no "desenvolvimento da organocatálise assimétrica", uma "nova e engenhosa ferramenta para a construção de moléculas".

Leia também:
Nobel da Química para Benjamin List e David W.C. MacMillan