Centenas de pessoas juntam-se em protesto organizado pelo Movimento Juntos Pelo Mundo Rural

Protesto arrancou às 14h deste sábado, no Marquês de Pombal, em Lisboa.

Centenas de pessoas juntaram-se este sábado, em Lisboa, num protesto organizado pelo movimento Juntos Pelo Mundo Rural. O objetivo foi mostrar a oposição às políticas que, segundo a organização, atentam contra usos e costumes rurais. Luís Gusmão, o presidente da associação ibérica do Juntos Pelo Mundo Rural, estava à espera de milhares de pessoas num protesto que prometia ser diferente.

"Vai ser um protesto diferente. Desta vez, ao contrário do que foi em 2019 no Terreiro do Paço, vamos levantar um bocadinho a voz porque as políticas proibicionistas têm feito bastante mal a todo o mundo rural. Todos os setores, neste momento, estão descontentes e o povo português, de Norte a Sul do país, uniu-se na defesa do mundo rural", explicou à TSF Luís Gusmão.

A concentração estava marcada para o Marquês de Pombal, de onde seguiu para a Assembleia da República. O local certo para protestar contra o que o movimento Juntos Pelo Mundo Rural diz serem políticas proibicionistas.

"Não nos estão a facilitar a vida neste momento, são só políticas proibicionistas em todos os setores: na agricultura, na produção pecuária, nas pescas e na preservação das raças autóctones. Estão a limitar-nos os nossos usos e costumes e está na hora de o mundo rural se fazer ouvir num sítio onde tem de ser, que é na Assembleia da República", afirmou o presidente da associação ibérica do Juntos Pelo Mundo Rural.

O presidente da associação ibérica deu um exemplo.

"Neste momento, por exemplo, em relação à caça sentimos que somos completamente discriminados. Todos os meses, na Assembleia da República, os partidos animalistas tentam passar decretos de lei para proibirem, definitivamente, a caça em Portugal. Vão conseguindo a troco da aprovação do Orçamento do Estado com o Governo português. Cuidamos da nossa terra e dos nossos animais", acrescentou Luís Gusmão.

*Notícia atualizada às 22h25

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de