- Comentar
"Não há um português puro" nem portugueses de "primeira, segunda, ou terceira". A mensagem é de Marcelo Rebelo de Sousa, que tomou esta terça-feira posse para o segundo mandato como Presidente da República. Foi no Porto que Marcelo quis relembrar a história dos portugueses - que estiveram e continuam a estar um pouco por tudo o mundo - para garantir que é presidente não só deles, mas de todos os que vivem em Portugal.

Leia também:
"Não há um português puro" nem de "primeira, segunda ou terceira", avisa Marcelo
Antes, já tinha rejeitado a ideia de que a democracia esteja em risco de ser "amordaçada", uma preocupação levantada pelo seu antecessor, Cavaco Silva.

Leia também:
Marcelo rejeita "democracia amordaçada". "Estamos unidos para o bem e para o mal"
A manhã tinha sido dedicada à cerimónia de tomada de posse e ao discurso perante a Assembleia da República. Os objetivos traçados estão aqui.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Da pandemia à democracia. Eis as cinco missões de Marcelo para um mandato "sem pântanos"
O Chega também está de volta à ordem do dia. Três dias depois do ato eleitoral que ditou a continuidade de André Ventura na liderança do partido, ainda não há dados sobre quantos foram os votantes. Questionado pela TSF, o presidente da Mesa da Convenção ainda não sabe esse número. Sabe-se apenas que Ventura ganhou com 97,3% dos votos.

Leia também:
O estranho caso dos resultados das eleições no Chega
Também com dificuldade em aceder a números estiveram milhares de portugueses ao longo do dia. Vários utilizadores reportaram uma falha no acesso às funções da plataforma da Autoridade Tributária e Aduaneira, a quem a página pedia que tentassem "mais tarde".

Leia também:
Não conseguiu entrar no site das Finanças? Não foi o único
A Provedoria de Justiça deixou um alerta também sobre assuntos da carteira: os pais que recebem o apoio extraordinário à família estão a ser prejudicados na carreira contributiva. A explicação está aqui:

Leia também:
Pais que pediram apoio à família estão a ser prejudicados na carreira contributiva
No Reino Unido, a coroa britânica continua a braços com a crise criada pela entrevista dada por Harry e Meghan. A rainha Isabel II já veio a público garantir que as alegações de racismo estão a ser "levadas muito a sério" e que o casal e o filho, Archie, continuam a ser membros "muito queridos" da família real.

Leia também:
"A família inteira fica triste." Rainha diz que alegações de racismo são "levadas muito a sério"
A ADSE tem sido bastante procurada desde o início do ano. Nos primeiros dois meses de 2021, quase 40 mil trabalhadores do Estado com contrato individual de trabalho pediram para ser beneficiários. "É a prova de que havia de facto uma sensação de injustiça", defende a presidente do Conselho Diretivo.

Leia também:
Serviço de assistência na Saúde. Quase 40 mil novos titulares da ADSE apenas em 2021