- Comentar
A possibilidade de chuva forte vai continuar este domingo a colocar a Madeira sob aviso laranja, pelo menos até ao meio-dia.
Paula Leitão, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), explica à TSF que o arquipélago está a ser afetado por uma depressão que tem, no entanto, linhas de nuvens de média dimensão que levam a que seja "uma questão de sorte o local onde têm passado".
"Ontem, por acaso, essas linhas formaram-se a Sueste da Madeira e não atingiram a ilha apesar de termos um aviso laranja e temporariamente o céu até esteve limpo... mas este sábado, por azar, durante todo o dia a linha esteve sob a ilha da Madeira causando aguaceiros fortes e trovoadas", relata.

Leia também:
Tempestade causa apagão total na Madeira e ruas transformaram-se em ribeiras
Após as chuvas e relâmpagos mais fortes ao início da noite, pelas 23 horas a precipitação estava a diminuir, mas durante todo o dia, desde as 6 da manhã, caiu de forma forte e quase ininterrupta, tendo o IPMA registado 20, 30 ou mesmo 40 milímetros de chuva numa hora nas suas estações meteorológicas.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Foram várias horas com precipitação muito intensa, mesmo que não fosse uma situação em que estivesse permanentemente a chover, e ainda vai continuar durante algum tempo embora com cada vez menos intensidade", detalha Paula Leitão.
O IPMA confirma igualmente que registou muita atividade elétrica nos céus da Madeira que entretanto deixou de existir com o aproximar da meia-noite.
O domingo ainda é incerto, tudo apontando para uma situação de muita instabilidade: "Os nossos modelos não estão a dar muita precipitação, mas a situação é de grande incerteza e pode ocorrer novamente uma destas linhas com nebulosidade e atividade elétrica a passar sobre a ilha e a dar de novo aguaceiros, trovoada e até granizo", diz Paula Leitão.
Previsões que levam a que o aviso meteorológico para domingo a ser de cor laranja até às 12 horas (pelo menos por agora), com um aviso amarelo em toda a zona de montanha até às 18 horas.

Leia também:
"As estradas estão todas cheias de pedras. Parece um cenário de guerra"