- Comentar
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, manifestou esta quinta-feira a intenção de apresentar uma iniciativa legislativa para alargar o número de dias em que os pais podem faltar justificadamente ao trabalho na sequência da morte de um filho.
Na Maia, onde participou numa sessão sobre a reabertura do serviço de passageiros na linha de Leixões, o líder comunista referiu que ao longo dos anos o Partido Comunista Português (PCP) apresentou propostas que iam ao encontro a esta questão "muito sensível", estando agora disponível para participar nesse debate.
"Vamos agarrar nessas propostas, vamos atualizá-las e naturalmente participar nesse debate com esta ideia de que todos estamos de acordo, com a pertinência da proposta tendo em conta os seus objetivos e dimensão, lá estará o PCP", declarou, quando questionado sobre se o PCP iria apresentar uma iniciativa legislativa.

Leia também:
PS vai avançar com iniciativa legislativa para alargamento do luto parental
Na quarta-feira, o PAN - Pessoas-Animais-Natureza entregou no parlamento um projeto de lei com o objetivo de alargar de cinco para 20 os dias em que os pais podem faltar justificadamente ao trabalho na sequência da morte de um filho.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Com este projeto de lei com o objetivo de alterar o Código do Trabalho, o partido quer também aumentar de cinco para 15 dias consecutivos o período por "falecimento cônjuge, de unido de facto, de pais e mães, sogros/as, enteados/as, noras e genros".
Propõe também "até quinze ou vinte dias consecutivos" de falta justificada para ambos os progenitores após perda gestacional, "conforme ocorra até ou após o primeiro trimestre de gestação, respetivamente".
O PAN quer ainda "falta justificada para a participação em funeral de tios/as e sobrinhos/as".
Neste projeto de lei é ainda referida a petição lançada na semana passada pela Acreditar - Associação de pais e amigos de crianças com cancro, que apela precisamente ao alargamento para 20 dias da licença pela perda de um filho.

Leia também:
"Elementar justiça social." PAN prepara projeto-lei para aumento do tempo de luto parental