Ponte de acesso à praia de Faro vai custar mais 1,5 milhões do que o previsto

A nova construção vai ter duas faixas de rodagem, ao contrário da atual que tem apenas uma.

A construção da nova ponte de acesso à praia de Faro ainda não teve início, mas o preço já aumentou. Devido à guerra na Ucrânia e à inflação dos preços dos materiais de construção, a empresa espanhola a quem foi adjudicada a obra reviu o preço.

"O preço rondava cinco milhões de euros, já com IVA. Vamos ter que crescer, só para esta revisão de preço, 1,5 milhões. Para já, se não houver mais revisões de preços e mais alterações, o valor total que está em cima da mesa são 6,5 milhões", afirma à TSF o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau.

O autarca algarvio revela que a alteração do preço já foi aprovada na reunião do executivo e na Assembleia Municipal.

"Estamos só a preparar a assinatura de uma adenda ao contrato e, logo que esteja assinada, gostaríamos de fazer a consignação da obra para que ela pudesse continuar o mais rapidamente possível. Estou muito esperançado que até ao final do ano comece a obra e que seja desta que se põe um ponto final no processo", explica Rogério Bacalhau.

A história já é antiga, remontando a 2008, quando foi criada a Sociedade Polis. Depois de muitos projetos e 3 concursos desertos, a construção deverá avançar este ano, mas, ao contrário do tabuleiro atual, a ponte terá 2 faixas de rodagem.

Rogério Bacalhau justifica: "Ele tinha apenas uma faixa para entrada e saída. O resto era pedonal e ciclável. Nós mandámos alterar e, neste momento, tem duas faixas - uma para entrar e outra para sair - e mais a pedonal, que de um dos lados vai ter o ciclável em conjunto. As duas faixas, do meu ponto de vista, dá maior segurança a quem está na ilha, porque a faixa de saída pode estar sempre aberta. Será mais fácil sair da ilha e, em caso de alguma situação de emergência, é mais fácil entrar."

A ponte atual, que será depois demolida, tem apenas uma faixa de rodagem. No verão, esta situação cria enormes filas de trânsito e constrangimentos para entrar na Ilha de faro.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de