Preços da eletricidade e gás sobem 3% em abril, DGS alerta para poeiras e outros destaques TSF

A poeira está a ser transportada para Portugal devido a movimentos de ar provocados pela depressão Célia e chega à Península Ibérica e ao Mediterrâneo ocidental, mas também a zonas do norte da Europa.

Os preços da eletricidade e gás natural em vão subir uma média de 3% no mercado regulado em Portugal a partir do mês de abril. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos explica que o aumento acontece "num momento em que os mercados de energia são particularmente afetados pelo conflito que decorre entre a Ucrânia e a Rússia".

Ao longo do dia deve ter reparado que o céu em Portugal está alaranjado e com uma espécie de "pó" que cobre grandes distâncias. É poeira do deserto do Saara e a Direção-Geral da Saúde já recomendou aos mais suscetíveis à fraca qualidade do ar que fiquem dentro dos edifícios.

Num novo dia de ataques a edifícios residenciais em Kiev, a TSF esteve no local para ouvir na primeira pessoa quem sofreu o ataque. O repórter na capital ucraniana, Pedro Cruz, ouviu ainda o deputado ucraniano Oleksiy Honcharenko pedir mais meios para defender os céus da Ucrânia.

O inquérito do Instituto de Registos e Notariado ao processo de atribuição de nacionalidade portuguesa a Roman Abramovich deu origem à abertura de um processo disciplinar.

O dia de combate fica marcado pela morte de dois jornalistas em trabalho na Ucrânia: o repórter de imagem Pierre Zakrzewski e a produtora Oleksandra Kuvshynova.

Na Rússia, a jornalista que protestou contra a ofensiva russa na Ucrânia durante um noticiário na noite desta segunda-feira foi esta segunda-feira condenada ao pagamento de uma multa e libertada.

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky assinalou que o povo ucraniano parece começar a aceitar a ideia de que a Ucrânia não poderá fazer parte da NATO.

O ministro das Finanças, João Leão, defendeu em Bruxelas que a União Europeia deve manter-se aberta à manutenção da chamada "clausula de escape", que suspende a disciplina orçamental.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de