- Comentar
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva por vezes forte no Minho e Douro Litoral a partir da tarde de sábado, estendendo-se a precipitação ao restante território continental no domingo, primeiro dia de 2023.
Relacionados
Nem guarda-chuva nem paus de selfies. Os objetos proibidos no concerto de Ano Novo em Lisboa
Saiba que ruas estarão cortadas ao trânsito em Lisboa na passagem de ano
Na informação divulgada no seu 'site' sobre o período da passagem do ano, o IPMA indica que o estado do tempo no continente e nas ilhas será afetado por "uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, associada a uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica".
"Prevê-se períodos de chuva que poderão ser por vezes fortes no Minho e Douro Litoral a partir do final do dia 31 de dezembro, coincidindo com a passagem de ano, sendo que a precipitação se estenderá ao restante território a partir da manhã do dia 1", é referido num comunicado sobre o continente.
A chuva deve afetar a região Sul "apenas na tarde do dia 1, passando gradualmente a regime de aguaceiros", e irá diminuir de intensidade e frequência.
Apesar da chuva, não estão previstos, atualmente, avisos meteorológicos para o fim de semana -- os avisos ativos são amarelos (o nível mais baixo) e terminam na manhã de sexta-feira, abrangendo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila real, Porto, Aveiro, Viseu e Coimbra.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Devido à passagem da superfície frontal fria, a previsão é de que o vento aumente de intensidade, predominando de sudoeste.
Deverá registar-se vento forte no litoral oeste e nas terras altas das regiões Norte e Centro, "com rajadas até 70 quilómetros/hora e 90 quilómetros/hora, respetivamente".
"As temperaturas irão manter-se amenas, com a temperatura máxima a variar entre 14 e 19 graus Celsius e a mínima a variar entre 7 e 14 graus Celsius", descreve o IPMA.
Há ainda a possibilidade de a agitação marítima "aumentar temporariamente" no domingo, até aos 4,5 metros de altura significativa, a norte do cabo Mondego.
Para a Madeira, o IPMA prevê também precipitação entre sexta-feira e domingo, vento fraco a moderado (soprando por vezes forte nas terras altas) e temperaturas amenas, com máximas de 20 a 22 graus Celsius e mínimas de 17 a 18 graus.
Já nos Açores há uma descida de temperaturas, com as mínimas a rondar os 08/09 graus e as máximas a atingir 14/15 graus.
Na sexta-feira, os grupos Central e Oriental serão os mais atingidos pela chuva associada à passagem da superfície frontal fria e o vento vai soprar muito fresco a forte, com rajadas entre os 70 e 80 quilómetros por hora, tornando-se depois moderado a fresco.
No fim de semana, deverão ocorrer aguaceiros nas nove ilhas. O vento soprará inicialmente fresco a muito fresco (rajadas entre 60 e 70 quilómetros por hora) e passará no domingo a bonançoso a moderado.