- Comentar
As pessoas entre os 18 e os 49 anos vão poder receber, a partir dos próximos dias, o segundo reforço da vacina contra a Covid-19, anunciou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Relacionados
Centro Europeu indica que sublinhagem XBB.1.5 da Ómicron será dominante em dois meses
Médico Miller Guerra homenageado em Vila Flor pelo trabalho feito em prol da saúde
Casos de urgência hospitalar diminuem e aumenta procura por centros de saúde
A decisão da DGS consta de uma atualização da norma sobre a campanha de vacinação sazonal contra o coronavírus SARS-CoV-2, que passa a prever o "acesso da população adulta entre os 18 e 49 anos ao segundo reforço vacinal contra a Covid-19, mediante decisão individual".
Segundo a direção-geral, na sequência do parecer da Comissão Técnica da Vacinação contra a Covid-19, a administração desta segunda dose de reforço será "operacionalizada nos próximos dias".
"Esta atualização é efetuada num momento em que a maioria da população elegível, no âmbito da campanha de vacinação sazonal 2022-2023, está vacinada", referiu ainda a DGS, ao adiantar que, desde setembro, já foram administradas mais de três milhões de doses, maioritariamente aos grupos elegíveis prioritários, acima dos 50 anos de idade, o que contribuiu para "mitigar o impacto da doença grave nos grupos de maior risco".
"Estes resultados confirmam, mais uma vez, a elevada adesão dos cidadãos à vacinação como forma de proteção, bem como o papel decisivo das vacinas na resposta à Covid-19", salientou a DGS, ao reiterar a "importância da vacinação sazonal como a medida mais eficaz de prevenção da doença ao longo dos meses de inverno".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias