- Comentar
Dois utentes da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) do Pego, no concelho de Abrantes (Santarém), infetados com Covid-19, morreram esta sexta-feira, elevado para cinco as mortes naquela instituição, disse fonte das autoridades de saúde.
"Neste momento temos 15 pessoas internadas no hospital e cinco óbitos em utentes" decorrentes do surto com o vírus SARS-CoV-2 que se verifica no lar do Centro Social do Pego, disse à agência Lusa a delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança.
Com 65 utentes e 71 funcionários, a ERPI regista até hoje um total de 80 pessoas infetadas.
Na quarta-feira, Maria dos Anjos Esperança tinha dito à Lusa que havia a registar três óbitos, a que se juntam hoje mais dois, e que os mesmo reportam-se a pessoas com idade avançada e com outras patologias, nomeadamente respiratórias e cardíacas.
Além dos 80 casos confirmados na ERPI em Pego, houve registo de mais um caso positivo esta semana numa outra valência do Centro Social do Pego.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"No centro de dia do Centro Social do Pego foram testados todos os utentes e funcionários e um profissional acusou positivo", disse a delegada de saúde, tendo referido que as autoridades iriam "proceder à desinfeção do centro de dia para que possa depois reabrir".
Maria dos Anjos Esperança disse ainda à Lusa que um outro surto foi identificado no concelho de Abrantes, numa casa de acolhimento em Carvalhal, e que afeta neste momento 18 pessoas, entre utentes, profissionais e proprietários do espaço.
A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.294.539 mortos em mais de 52,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 3.250 pessoas dos 204.664 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.