- Comentar
À beira de abrir a nova ligação entre Portugal e Espanha, Vilar Formoso teme transformar-se numa vila fantasma. É mais uma linha que separa a agonia da esperança, depois de meses de pandemia e de reposição forçada de fronteiras.
Quase um ano e meio de pandemia e muitos meses de reposição da fronteira ditaram a ruína da economia local. E talvez a esperança. Os espanhóis desapareceram do radar, fecharam lojas e na rua do comércio só abriu uma agência funerária.
Ouça aqui a reportagem completa
E, por agora, quem chega ainda atravessa a linha que sempre foi mágica para emigrantes de regresso ao país. Mas o tráfego vai passar ao lado da vila mal seja aberta a nova ligação entre a A25 e a espanhola A62.
Para já vale a promessa das Infraestruturas de Portugal de construir um nó de ligação ao centro de Vilar Formoso que não tem data e cuja demora deixa os comerciantes estão de braços caídos.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Este sábado, o primeiro de agosto, o governo dá as boas vindas aos emigrantes. Um ato simbólico que se repete anualmente mas que pode ter os dias contados. A nova autoestrada ibérica está pronta. Só falta o corta fitas em ano eleições autárquicas.