- Comentar
A Câmara Municipal de Viseu e a Viseu Marca anunciaram esta sexta-feira que as celebrações do fim de ano foram canceladas, devido às previsões de chuva e vento, mas mantém o fogo-de-artifício e a restauração a funcionar.
Relacionados
Videovigilância e revistas à entrada. PSP espera 180 mil nos festejos na Praça do Comércio em Lisboa
2023 arranca com chuva forte. Cinco distritos sob aviso laranja na passagem de ano
Porto, Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Aveiro em alerta vermelho na noite de passagem de ano
"O programa e celebrações do fim de ano, agendadas para amanhã [sábado], no Campo de Viriato, foram cancelados, após a receção das mais recentes informações sobre as previsões meteorológicas", informa os promotores do evento.
Segundo uma nota de imprensa da Câmara e da Viseu Marca (entidade criada pela autarquia e pela Associação Empresarial da Região de Viseu), que coorganizam a iniciativa, as previsões para a noite de sábado, dia 31, "apontam para o agravamento do estado do tempo, em especial a precipitação" intensa.

Leia também:
Proteção Civil alerta para possíveis inundações e deslizamentos de terras
"Em articulação com o serviço municipal de Proteção Civil", a organização "decidiu avançar com a decisão de cancelamento das celebrações. O fogo-de-artifício será lançado à meia-noite e apenas o Bairro da Restauração estará em funcionamento", especifica.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
No documento as duas entidades referem ainda que "as condições meteorológicas adversas não permitem garantir a logística necessária à normal realização do programa, para além de porem em causa a segurança de todos os envolvidos e a própria comunidade" que se iria deslocar ao local.
"Apenas o Bairro da Restauração se manterá em funcionamento, dado ser uma estrutura 'indoor', recebendo viseenses e visitantes a partir das 12:00", enquanto "o fogo-de-artifício será lançado pela meia-noite".
"Temos estado a monitorizar de perto o estado do tempo e as previsões para as próximas horas, sendo que esta é uma decisão devidamente ponderada", sublinha o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas.
A organização sabe "quão importante é este dia e celebração para todos os viseenses e aqueles que visitam a cidade, mas garantir a segurança de todos é a principal prioridade", acrescenta.
Entretanto, "serão mantidos os cortes de trânsito previstos nas artérias adjacentes ao Campo de Viriato, mas com um ajuste no horário, ou seja, entre as 22:00 do dia 31 de dezembro e as 02:00 do dia 1 de janeiro".
"Já na alameda principal, no troço compreendido entre a rotunda do Café Paris e a Igreja Nossa Senhora da Conceição, a circulação automóvel ficará interditada a partir das 20:00, dado o funcionamento do Bairro da Restauração", detalha.
Para a noite do dia 31 estavam previstas as atuações de Mundo Segundo, Richie Campbell e o dj Victor Pirez.