- Comentar
A manhã desta terça-feira ficou marcada pelo ciberataque "deliberado e malicioso" à Vodafone. Esta situação provocou "danos e perturbações" no serviço de telecomunicações, sendo que a operadora adiantou que, até ao momento, "não existem indícios" de que os dados dos clientes tenham sido acedidos ou comprometidos. Surpreendido, José Tribolet reforçou, em declarações à TSF, que "é preciso ir muito fundo para perceber que tipo de ataque foi este", defendendo que as verbas do PRR devem ser utilizadas para investir na formação.
Relacionados
"Ataque terrorista e criminoso." Vodafone espera recuperar serviços de dados móveis durante a tarde
Corporações de bombeiros afetadas por avaria na Vodafone recorrem ao Siresp
Ataque à Vodafone afetou rede multibanco mas serviço foi reposto à meia-noite

Leia também:
Vodafone foi alvo de ciberataque

Leia também:
"Não foi um ataquezinho" à Vodafone. Especialista defende verbas do PRR para combater ciberataques
Também na ordem do dia está o pedido do Ministério Público para que Ricardo Salgado seja condenado a uma pena de prisão de pelo menos 10 anos. O antigo presidente do BES está esta terça-feira pela primeira vez presente no julgamento do processo separado da Operação Marquês, mas disse "não estar em condições de prestar declarações", justificando que lhe foi atribuída "uma doença de Alzheimer". Já a defesa de Ricardo Salgado pediu a absolvição do antigo presidente do BES e criticou o Ministério Público pela pena pedida.

Leia também:
Ministério Público pede pena de prisão não inferior a 10 anos para Ricardo Salgado
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
"Não estou em condições." Ricardo Salgado em tribunal pela primeira vez recusa falar devido ao Alzheimer

Leia também:
Defesa pede absolvição de Ricardo Salgado e critica falta de humanismo do Ministério Público
No que toca à pandemia, Portugal vai passar a aceitar, para feitos de emissão de certificado Covid-19, as vacinas chinesas da Sinopharm (Vero Cell) e Sinovac (Coronavac), assim como a da multinacional indiana Bharat Biotech International (Covaxin).

Leia também:
Portugal dá luz verde a mais três vacinas para a emissão de certificados Covid
Destaque também para o relatório divulgado pela Organização Não Governamental World Wide Fund for Nature, que alerta que o Mediterrâneo tornou-se um dos mares com maior concentração de microplásticos do planeta. Algo com um sério impacto no seu ecossistema e uma ameaça à sobrevivência de 134 espécies.

Leia também:
Economia, tartarugas e aves marinhas em risco. Mediterrâneo é um dos mares com mais plásticos
Noutro plano, três pessoas que ficaram paraplégicas após acidentes de mota conseguiram levantar-se e dar alguns passos. Este sinal de recuperação foi dado após os pacientes serem submetidos a uma intervenção cirúrgica, durante a qual serão implantados 16 elétrodos diretamente na medula espinhal. As três pessoas tinham em comum a perda de toda a capacidade de movimentação dos membros inferiores e do tronco devido a uma rutura completa da coluna vertebral.

Leia também:
Três pessoas paraplégicas voltam a andar um dia depois de receberem implante de elétrodos
Por fim, a taxa de desemprego nos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) caiu pelo oitavo mês consecutivo, com o mês de dezembro de 2021 a registar 5,4% de desempregados. Em relação ao mês anterior, a taxa desceu 0,1% e, quando comparado com dados pré-pandemia, está 0,1% acima da marca de fevereiro de 2020.

Leia também:
Taxa de desemprego na OCDE caiu para 5,4% em dezembro de 2021