A Rede Social

As conversas de olhos nos olhos alargam e enriquecem a nossa rede social. A Rede Social, a entrevista de Fernando Alves.
Às terças-feiras, depois das 19h00.

João Pimentel e as canções de rua do tempo da Maria Cachucha

O convidado da Rede Social desta terça-feira é o livreiro, editor e músico João Pimentel, grande animador do espaço Fabula Urbis (juntamente com Carmo Gregório, sua companheira).

A conversa de João Pimentel com o jornalista Fernando Alves transporta-nos ao interior do pequeno mundo mágico que é muito mais do que uma livraria dedicada a Lisboa, para os lados da Sé. A conversa segue uma espécie de pauta, registando os acordes de canções populares, cantigas de rua dos séculos XVII e XIX, recolhidas por João Pimentel. Dessa recolha resultou o livro "Cancioneiro da Rua".

O livro inclui um CD no qual a voz de Ana Baptista e a guitarra de João Pimentel recriam cantigas como "Flor da Murta, que remete para alegados amores furtivos de D. João V por uma dama casada com um poderoso Menezes com palácio na rua do Poço dos Negros, para os lados de S. Bento.

João Pimentel fala das longas horas passadas na Biblioteca Nacional, vasculhando os velhos cancioneiros de músicas populares organizados por César das Neves e Gualdino de Campos e conta muitas outras histórias exemplares como a de João Victor, alfaiate de profissão, que frequentou o Conservatório e deu aulas de música a muitos que viriam a conhecer a fama, entre eles um tal Armandinho, uma das figuras míticas do fado.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de