- Comentar
O convidado da Rede Social desta terça-feira é o livreiro, editor e músico João Pimentel, grande animador do espaço Fabula Urbis (juntamente com Carmo Gregório, sua companheira).
A conversa de João Pimentel com o jornalista Fernando Alves transporta-nos ao interior do pequeno mundo mágico que é muito mais do que uma livraria dedicada a Lisboa, para os lados da Sé. A conversa segue uma espécie de pauta, registando os acordes de canções populares, cantigas de rua dos séculos XVII e XIX, recolhidas por João Pimentel. Dessa recolha resultou o livro "Cancioneiro da Rua".

O livro "Cancioneiro da Rua"
© Gerardo Santos/Global Imagens
O livro inclui um CD no qual a voz de Ana Baptista e a guitarra de João Pimentel recriam cantigas como "Flor da Murta, que remete para alegados amores furtivos de D. João V por uma dama casada com um poderoso Menezes com palácio na rua do Poço dos Negros, para os lados de S. Bento.
Ouça o programa A Rede Social na íntegra: João Pimentel - Livreiro, editor, professor de história e músico
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
João Pimentel fala das longas horas passadas na Biblioteca Nacional, vasculhando os velhos cancioneiros de músicas populares organizados por César das Neves e Gualdino de Campos e conta muitas outras histórias exemplares como a de João Victor, alfaiate de profissão, que frequentou o Conservatório e deu aulas de música a muitos que viriam a conhecer a fama, entre eles um tal Armandinho, uma das figuras míticas do fado.