Acontece no Brasil

Todas as quintas-feiras, o correspondente da TSF em São Paulo, João Almeida Moreira, assina a crónica Acontece no Brasil – um país onde a realidade e o insólito andam muitas vezes de mãos dadas.

Advogado pró-armas é baleado e morre em ressonância

Leandro Mathias de Novaes acompanhava a mãe no exame com uma arma à cintura que disparou por ação do equipamento. Foi atingido no abdómen e não resistiu.

Quem quisesse circular por aí com uma arma carregada à cintura sem enfrentar problemas com as autoridades devia acompanhar os vídeos explicativos no Tik Tok de Leandro Mathias de Novaes, simultaneamente advogado e fã de pistolas, espingardas, metralhadoras e seus derivados.

Os vídeos de Mathias, que mereceram um alerta do Tik Tok a dizer que a participação na atividade poderia causar ferimentos para si e para os outros, explicavam como comprar uma arma, como obter um registo de colecionador, atirador e caçador, em que circunstâncias se podia usar a arma no trânsito, o que configurava utilização em legítima defesa, como advogados deviam solicitar o porte e muito mais.

Mathias, de 40 anos, obteve relativa fama como estimulador da compra de armas e criador de conteúdos nesse nicho de mercado mas só se tornou protagonista mesmo de uma notícia de âmbito nacional durante um ato corriqueiro no final de janeiro - acompanhou a mãe ao hospital para uma ressonância magnética - que terminou em tragédia.

Ao chegar à sala de exames do Laboratório Cura, no Jardim Paulista, região central de São Paulo, ele, a mãe e a equipa médica foram surpreendidos por um tiro.

O campo magnético do equipamento que faria o exame puxou a arma da cintura e disparou-a, atingindo o abdómen de Mathias, que instantes antes havia assinado um termo em que concordava em retirar qualquer material metálico que transportasse.

O paciente foi socorrido no hospital São Luiz, passou por duas operações mas, após duas semanas em "estado grave", acabou por falecer no dia 6.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de