Acontece no Brasil

Todas as quintas-feiras, o correspondente da TSF em São Paulo, João Almeida Moreira, assina a crónica Acontece no Brasil – um país onde a realidade e o insólito andam muitas vezes de mãos dadas.

Candidata no Brasil somou um voto

Thamires Oliveira, que concorria em São Paulo, maior cidade do país, admite "vergonha" e "frustração". Consolação: 12 outros candidatos não tiveram um voto sequer.

Lula da Silva teve mais de 57 milhões de votos. É muito voto. Jair Bolsonaro teve mais de 51 milhões. Muito voto também.

Simone Tebet e Ciro Gomes, terceira e quarto classificados, com 4% e 3% respetivamente, tiveram poucochinhos. Será? Uma e outro foram muito mais votados do que o PS nas últimas legislativas portuguesas, por exemplo.

As eleições no Brasil, como a presidencial de domingo passado, são, de facto, outra escala.

Mas nem só Lula, Bolsonaro e demais candidatos a presidente foram a votos no último domingo. No total, 28.274 brasileiros se candidataram para as 1.607 vagas no Planalto, para o governo das 27 unidades federativas, para o Senado Federal, para a Câmara dos Deputados, para todas as assembleias legislativas Brasil afora.

Entre essa multidão, Thamires Oliveira, do partido Agir, que concorria ao cargo de deputada estadual de São Paulo.

Moradora da zona leste da maior cidade brasileira, ela recebeu 5 mil reais [quase 1000 euros] do partido, fez campanha porta a porta, manteve reuniões, contratou duas pessoas para a ajudarem, distribuiu panfletos, convenceu familiares, amigos e vizinhos a apostar nela e sentou-se, ansiosa, na noite eleitoral à espera de resultados.

E o resultado foi: um voto! O dela, claro.

"Frustrante e vergonhoso", desabafa Thamires ao site G1. Mas ela não guarda mágoa das meninas que a ajudaram a distribuir panfletos - "trabalharam para um monte de candidatos" - nem da família - "já calculava que eles escolhessem candidatos mais experientes".

E tem uma consolação: a nível nacional, ficou à frente de 12 concorrentes que não mereceram a confiança nas urnas nem deles próprios.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de