- Comentar
A pandemia está a deixar efeitos negativos na saúde mental dos portugueses. O Barómetro da Escola Nacional de Saúde Pública mostra que mais de 80% dos entrevistados reportaram consequências da Covid-19 para o bem-estar emocional.
As mulheres fazem parte dos grupos que suscitam maior preocupação, com um grande número a apresentar sintomas de ansiedade, stress pós-traumático e depressão moderada a grave.
Mas não é só durante a pandemia que as mulheres estão mais vulneráveis em termos de saúde mental. Há uma maior prevalência de depressão em mulheres do que em homens em todo o mundo. São registados 2 a 3 casos em mulheres por cada 1 caso em homens.
Ouça aqui o Botequim, com Maria João Avelino, Renata Benavente e Joana Gama.
Num outro extremo, estão por exemplos doenças como o Alzheimer que também afetam mais mulheres do que homens.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Um estudo norte-americano indica que as pessoas do sexo feminino com mais de 60 anos têm duas vezes mais possibilidade de desenvolver Alzheimer do que cancro da mama.
Em Portugal, mais de um quinto dos portugueses sofre de uma perturbação psiquiátrica.
Portugal é o segundo país com a mais elevada prevalência de doenças psiquiátricas da Europa, sendo apenas ultrapassado pela Irlanda do Norte...
Vários autores consideram que o género é uma janela de entendimento para a doença mental e é sob esse princípio que avançamos para este Botequim.
Quais as razões para as mulheres estarem mais vulneráveis a depressões, burnouts e outras patologias? Quais as medidas preventivas que podem pôr em prática? Como tratar a saúde mental das mulheres em Portugal?
Para isso, o Botequim com a participação de:
Maria João Avelino, psiquiatra, trabalha no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa - o Hospital Júlio de Matos. É também docente no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz.
Renata Benavente , psicóloga clínica doutorada em Psicologia Clínica e vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Joana Gama, locutora e comediante de profissão. É autora do podcast Psychoterapia, dedicado à saúde mental.
____
Linhas de Apoio e de Prevenção ao Suicídio
Linha SOS voz amiga - Linha de apoio emocional e prevenção ao suicídio: 800 209 899
Linha Verde gratuita - 800 209 899
Vozes Amigas de Esperança de Portugal - 222 030 707
Vozes Amigas de Esperança de Portugal - 222 030 707
Conversa Amiga - 808 237 327; 210 027 159
Telefone da Amizade - 222 080 707
Voz de Apoio - 225 506 070
____
Sobre o programa
Botequim, da autoria da jornalista Sara de Melo Rocha, é um programa feito por mulheres, sobre mulheres. Aborda vários assuntos sob a perspetiva delas. É um espaço de diálogo e de escuta, para discutir desafios relacionados com a igualdade de género, através de entrevistas, conversas e histórias de mulheres que marcam a diferença. Cada programa vai abordar assuntos relacionados com política, educação, ciência, direitos humanos e o papel da mulher em cada um deles.