- Comentar
As diferenças entre o mercado regulado e o mercado liberalizado da eletricidade estão essencialmente no preço da energia. Aliás, o regulador já anunciou que, a partir de abril, o preço da eletricidade vai descer.
No mercado regulado, os preços praticados pelos comercializadores são definidos anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). À semelhança do mercado regulado do gás, as empresas que comercializam energia no mercado regulado chamam-se Comercializadores de Último Recurso (CUR). E também este mercado vai terminar em 2025, tendo os consumidores que passar para o mercado liberalizado de energia.
Ouça aqui o Doutor Finanças
O mercado liberalizado abrange todas as comercializadoras de eletricidade e respetivas ofertas, sendo regulado pelas Regras da Concorrência, pela lei e pelo Regulamento das Relações Comerciais. Como a concorrência é grande, os comercializadores promovem descontos e campanhas com frequência. Como não há contratos de fidelização, o consumidor pode mudar de comercializador sempre que quiser e sem custos adicionais.
No que toca ao consumo doméstico, existem 11 comercializadores no mercado regulado e 28 no mercado liberalizado.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias