TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Barão do mundo

Figura proeminente dedicada à viticultura, autor de obra deveras inovadora neste domínio, John Fladgate, também foi exportador de vinho do Porto no século XIX; sócio da casa Taylor"s e recebeu o título de barão.

Um reconhecimento nobiliárquico justificado em absoluto pelo caráter empreendedor e percurso de investigação no mundo do vinho do britânico que deu nome ao restaurante das caves Taylor"s.

O restaurante Barão Fladgate, com uma localização privilegiada, a meio da encosta gaiense sobranceira ao rio Douro, que permite assombrosa panorâmica da cidade do Porto, é um tributo à memória de uma das grandes figuras ligadas ao vinho do Porto.

Na sala do restaurante imperam os tons claros, que transitem sensação de bem-estar e tranquilidade.

O espaço envidraçado permite fantástica panorâmica da outra margem do rio, onde o casario da Invicta é cascata sanjoanina cantada por Rui Veloso.

Tomemos então sentido na ementa, desdobrada em sugestões à carta e no menu Taylor" com harmonizações de vinho do Porto.

A nova carta é da autoria do jovem chefe Tiago Ramos, com raízes no mundo da restauração, onde cresceu, por via do negócio dos pais, herdando da mãe cozinheira a vocação.

A troca do mundo informático da gestão de redes pela cozinha acabou por ser, de algum modo, natural para este avintense de gema, que integrava há cinco anos a anterior equipa da cozinha.

Concretizada uma rápida transição, assente no valorizado espírito de equipa, o objetivo é garantir a continuidade do trabalho efetuado e manter o paradigma, proporcionando ao visitante de outras latitudes um sabor nacional a ingredientes conhecidos.

Sem nunca ter pensado em ser chefe, Tiago Ramos sente-se um artesão no domínio da criatividade.

Aliás, expressa nas boas-vindas: um folhado de lagosta com Filadélfia e amêndoa,

O ovo 65 graus é uma entrada retumbante: rillete de pato a sustentar a base, massa kadaif, seca e capilar, com emulsão de Alvarinho, setas de cardo e tartufo.

Excelente textura de sabores, harmonizada com Oboé 2019, um branco do Douro Superior.

Referência neste capítulo para a quinoa colorida, com abacate, espinafres, crocante de arroz de tomate e vinagreta de manga.

Outras opções: tártaro de novilho, com picles de mostarda e maionese de lima e gengibre; truta em vichyssoise com pimentos e broa de Avintes.

Nos pratos de peixe, bacalhau com carabineiro; rodovalho com gamba e emulsão de lagostins figuram a par de outras sugestões.

O polvo, um "best-seller", deliciou o palato com uma profusão de sabores: brandade de bacalhau, lula recheada com farinheira de porco preto, pimentos baby, cebola balsâmica e filamentos de chili secos ao sol.

Harmonia bem conseguida com um tinto do Douro: Proibido à Capela 2020.

Nota de excelência para o robalo que cruza influências e revela muita criatividade: posta fresca, com pele tostada, e um universo de sabores: bulgur de algas; caviar Avruga, shitake à Bulhão Pato, algas ognori e emulsão de citronela.

Para acompanhar, Reynolds Arinto 2021, um vinho branco alentejano.

Nos pratos de carne, referência para texturas de vitela; lombo de boi; pato e carré de porco.

Para terminar, chocolate: dois anéis - um branco e outro preto --, gelado de café, framboesa e mirtilo.

Outra opção, cheesecake de banana com noz pecan caramelizada, redução de vinho do Porto Tayloir"s, 10anos e gelado de caramelo salgado.

Doce final de uma refeição que mistura sabores de viagens por várias latitudes baseados em ingredientes nacionais de excelência.

Restaurante Barão Fladgate, em Vila Nova de Gaia.

Localização: Vila Nova de Gaia

Contacto: 932 110 694

GPS: 41.13408 N ; -8.61428 W

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de