TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Barzin em patamar elevado

Na faixa costeira nortenha, Marinhas, a norte de Esposende, é particularmente conhecida pela indústria de laticínios, produzidos com métodos tradicionais desde 1954.

Noutro âmbito, o CEA - Centro de Educação Ambiental, instalado na Quinta do Paiva, convida a visitar a exposição permanente "Ambiente Interativo". No espaço exterior, onde estão instalados o cantinho da biodiversidade e hortas biológicas, é possível percorrer o trilho da biodiversidade e fruir a natureza.

Neste percurso, através da antiga freguesia de Marinhas, hoje unida a outras, justifica-se uma retemperadora pausa junto ao oceano.

Março é mês com Sabores do Mar, iniciativa promovida pelo município de Esposende e nada melhor que uma ida até à praia de Cepães, onde o Barzin é hoje um restaurante colocado em patamar elevado. Em 2010, abriu como bar, local para descontrair ao final do dia. Os petiscos harmonizados com bons vinhos ganharam justificada fama. Desde há seis anos, o estatuto de restaurante foi o passo lógico dado no caminho da qualidade.

O espaço foi aumentado com uma sala interior. Muito acolhedora, bem decorada, ambiente descontraído e onde se acomodam, com conforto, duas dezenas e meia de comensais.

A carta "Terra de Mar" expressa uma cozinha de topo, urbana, com influências mundanas, feita com sabedoria e recurso às técnicas mais modernas por um jovem chefe, com experiência de outras andanças e líder de uma equipa muito empenhada.

Nas entradas, destaca-se, no couvert, o pão de massa mãe, que faz companhia a azeitonas marinadas e manteiga das Marinhas.

As opções, neste capítulo são aliciantes: a sopa de peixe, fumet e tosta de peixe marinado, verdadeiramente deliciosa, destaca-se, mas há alternativas; croquetes de ossobuco; lula, cebola grelada e abóbora caramelizada; agauchile de peixe branco; tártaro de boi com tapioca de Nori.

Nos pratos principais e para duas pessoas, o arroz do mar, robalo e camarão, servido num tacho, superou as expectativas, revelando tradição e criatividade: confeção aprimorada de excelente matéria-prima; arroz carolino no ponto; caldo de cataplana confecionado com cascas e cabeças de camarão; tempero apurado; coentros e alga da praia de Cepães dão um toque especial.

Um prato com sabor marinho, que demora 20 minutos a confecionar, harmonizado na perfeição com o Parcela

Única, um vinho Alvarinho elegante e complexo com assinatura de Anselmo Mendes.

Na carta, as alternativas são massada de robalo, camarão e hortelã para duas pessoas; arroz de lingueirão; pregado com tomate assado.

Nas carnes, a oferta resume-se a bochecha de novilho, batata gratine, legumes alteados.

Para duas pessoas, arroz de entrecôte e secretos de porco preto.

Ao fim de semana, a componente marisqueira tem outro peso nas escolhas: lingueirão na chapa; ostra, gamba do Algarve; cachorrinho do mar; amêijoa boa à Bulhão Pato entre outras sugestões.

Para um doce final, tarte de lima da avó Luísa ou mil escangalhado de doce de leite e gelado de pistachio.

Carta de vinhos de bom nível. Serviço muito simpático e competente neste restaurante que vale por um todo: há muita qualidade no Barzin.

Na praia de Cepães, Marinhas, a dois passos de Esposende.

Localização: Marinhas (Esposende)

Contacto: 967 108 479

GPS : 41.55468 N ; -8.79239 W

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de