TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Olivença em pleno Alentejo

As mais variadas cores começam a pintar os campos alentejanos com o aproximar da primavera.

São um encanto para o olhar, que se perde na imensidão do espaço onde o silêncio só é quebrado pela estridência da passarada ou pelo sussurro da água a correr nas ribeiras com o caudal, felizmente, aumentado.

Uma desses cursos de água - a ribeira de Sor - e a ponte oitocentista muito utilizada na ligação entre margens, deram nome à cidade do Alto Alentejo ligada ao mundo da aeronáutica em plena região corticeira.

É Ponte de Sor, com localização privilegiada no cruzamento de importantes rodovias e onde uma antiga fábrica de moagem de cereais e de descasque de arroz ganhou nova vida e cores: foi transformada em centro cultural, que integra uma biblioteca e galeria de arte.

No campo da restauração, o restaurante Olivença mudou da rua com nome da cidade espanhola que Portugal tem no coração, para a Praça da República.

Perto do mercado, mantém o ambiente familiar e acolhedor. Continua a fazer gala em proporcionar bons sabores alentejanos à clientela que fica rendida aos cogumelos recheados com bacon e queijo ou aos peixinhos da horta, fritos no momento.

O capítulo de entradas é mais vasto e nele se incluem queijos e enchidos regionais.

As migas -- de espargos ou e coentros -- acompanhadas com plumas de porco preto ou lombinhos de lagareiro - uma especialidade da casa -- são muito apreciadas neste restaurante onde outro prato é referência: o bacalhau melhorado.

Uma das alternativas é o saboroso e apreciado bife de vitela na tábua.

Restaurante alentejano por excelência, onde a comida de tacho é reconfortante aconchego para o estômago, apresenta, no capítulo de sobremesas, as tradicionais sericaia e encharcada, para além do muito apreciado pudim de castanha acompanhado com um cálice de licor de bolota.

Carta de vinhos vasta e bem elaborada.

Serviço simpático e muito eficaz são outras notas marcantes deste restaurante com alma regional.

Olivença em pleno Alentejo, concretamente em Ponte de Sor.

Localização: Ponte de Sor

Contacto : 242 206 201

GPS: 39.24662 N ; -8.00744 W

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de