TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Porto seguro no sudoeste

Ao longo da costa alentejana, são quase incontáveis os locais de grande beleza, onde o olhar se perde a contemplar a imensidão oceânica.

Com o outono vestido de verão tardio, que tarda em dar lugar às desejadas primeiras chuvas, é tempo de aproveitar os dias amenos para uma visita ao sudoeste.

Para trás, ficou a onda turística que todos os meses de verão varre a região onde Vila Nova de Milfontes é um polo de atração, uma estância balnear muito concorrida.

A norte da foz do rio Mira, a estrada que leva ao Portinho do Canal, designação do porto de pesca daquela localidade, conduz a um dos locais onde é possível contemplar uma das panorâmicas mais arrebatadoras.

Perto do miradouro, o restaurante Porto das Barcas, na Estrada do Canal, proporciona uma vista fantástica de Vila Nova de Milfontes e do oceano. É um local de eleição para contemplar um inesquecível pôr do sol. Sem rival em Portugal, como por ali é sublinhado.

O restaurante, moderno, confortável e bem decorado, tem um complemento exterior muito agradável: a esplanada. Por se tratar de um espaço alvo de bastante procura, em particular nos meses estivais, a opção mais segura, para evitar dissabores, é fazer reserva de mesa.

Para saborear como entrada, há, regra geral, morcela com abóbora caramelizada, gambas à Brás ou rolinhos de alheira de caça com courgette e queijo da Ilha.

O peixe, sempre fresco, descarregado dos barcos no portinho ali tão perto, é um dos pontos-fortes do restaurante e assume lógica maioria na lista.

No entanto, a oferta está, de algum modo, dependente do que as redes trazem após a safra diária.

Todavia, nem só peixe fresco surge na lista.

As feijoadas de búzios e de ovas, que rivalizam com o polvo, e a massinha de peixe com aroma de hortelã fresca, têm justificada fama e figuram no topo das preferências.

O arroz de camarão com amêijoas é outro dos pratos de eleição, a par do apreciado atum braseado com sementes de sésamo e pimenta-preta.

Numa lista em que a cozinha regional alentejana e a internacional convivem da melhor forma, marcam presença as costeletas de borrego, neste cruzamento de sabores particularmente rico.

Boas sobremesas, com destaque para a mousse de chocolate com flor de sal e azeite virgem.

Garrafeira com vinhos alentejanos em plano de justificado destaque no Porto das Barcas. Um abrigo seguro para saborear produtos frescos da costa alentejana.

Onde fica?

Localização: Estrada do Canal (Vila Nova de Milfontes)

Contacto: 283 997 160

GPS: 37.73827 N ; -8.80080 W

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de