TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa.
De segunda a sexta, às 08h40, com repetição às 16h40. Edição alargada à terça-feira, às 18h45.

Uma maratona para incentivar a natalidade

Depois de mais um ano com a natalidade em queda e a atingir um mínimo histórico com o total de nascimentos a ficar abaixo dos 80 mil em 2021, o laboratório BebéVida organiza mais uma maratona e uma série de atividades dedicadas às famílias.

Dia 15 de outubro, o Porto volta a receber a Maratona da Maternidade, uma iniciativa que já vai na sexta edição e que está de regresso ao formato presencial depois de duas edições em formato virtual devido à pandemia. Durante a maratona ou caminhada haverá vários momentos de exercício físico adaptado a grávidas e em que toda a família poderá participar. A dar assistência vai estar uma equipa de personal trainers.

A ideia é promover a natalidade, mas também o bem-estar físico e mental. "Ansiávamos há muito poder voltar a realizar a Maratona da Maternidade no seu modelo original, o formato presencial, que tão importante é para criarmos uma ligação mais próxima com as famílias", afirma Luís Melo, administrador do laboratório português de células estaminais, que lembra também o caráter solidário da iniciativa. Este ano, a associação Vida Norte, que dá apoio a grávidas e bebés em situação de fragilidade, é a instituição que vai ser apoiada.

A caminhada de três quilómetros começa às 10h00, no Edifício Transparente em Matosinhos, e para quem não puder juntar-se à iniciativa no Porto, pode participar na Maratona da Maternidade de forma virtual. As famílias são desafiadas a realizar, individualmente ou em grupo, uma caminhada de três quilómetros num local à escolha, no fim de semana de 15 e 16 de outubro.

Para participar, tanto no formato presencial como no virtual, as famílias devem inscrever-se até ao dia 12 de outubro no site da BebéVida. Quem quiser pode adquirir o kit Maratona que custa três euros, dos quais dois euros revertem a favor da IPSS Vida Norte. Ao inscreverem-se, os participantes ficam habilitados a ganhar um cabaz de produtos ou serviços dos parceiros do evento.

Além de servir de ponto de partida para a maratona, o Edifício Transparente vai receber uma Feira da Maternidade, com mais de 15 empresas das áreas da saúde da mulher, puericultura, alimentação e higiene do bebé e um espaço para as crianças brincarem.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de