Uma questão de ADN

Podem ser irmãos, avós e netos, pais e filhos, companheiros, marido e mulher... São pessoas da mesma família que se juntam para uma conversa em que se fala de tudo. São percursos de vida e testemunhos que atravessam diferentes gerações. O que os une para lá do apelido, o que os separa para lá da diferença de idades.
Quarta-feira, depois das 13h00. Repete ao domingo, após as 14h00. Com Teresa Dias Mendes

"Gosto muito de ti, pai. Imprevisível é o que tu és." Uma Questão de ADN com Rui Cardoso Martins e Sara Martins

As palavras escritas por Henrique, o filho mais velho, aos 6 anos, estão emolduradas numa parede da casa e entram pela conversa, quando Sara, a segunda mais velha, responde ao desafio de nos dizer quem é Rui Cardoso Martins: "Generoso, impulsivo, mas com boas intenções, teimoso..."

"Não há hipótese de um pai estar com os seus filhos, sem estar disposto a conhecer-se melhor", remata o escritor e argumentista, cujas crónicas de tribunal ganham novo fôlego, agora na rádio. "Levante-se o Réu", está no ar desde Setembro, mas este é também o homem que anuncia "As Melhoras da Morte." Será o quinto romance.

Não sabemos qual chegará primeiro. O romance ou o vinho.

A escrita fez caminho durante as férias. "Dei-lhe um avanço", mas não há datas para o reencontro do escritor com os leitores.

Talvez possamos beber o vinho, antes das palavras, "O Latinista", nome que presta homenagem ao pai, antigo professor de Latim. "Nunca digas aquela palavra que está a mais, nem sequer a guardes para dizer mais tarde", recorda Rui Cardoso Martins, citando a última frase do pai antes de morrer. Outras frases lhe guiam o caminho, haveremos de as escutar adiante. Quanto à versão das crónicas para a rádio "ainda estou a experimentar o tom." E se a páginas tantas o ouvir cantarolar, é o embalo de um homem com pele e tripas, numa canção de ninar.

A lua nasceu e cresceu no além
A terra com ela também
Faz óó meu bébé que eu velo por ti
Só aos anjos a lua sorri

Rui Cardoso Martins e Sara Martins, em Uma Questão de ADN.

CONSULTE AQUI TODAS AS EDIÇÕES DE UMA QUESTÃO DE ADN

CONHEÇA AQUI AS CRÓNICAS "LEVANTE-SE O RÉU"

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de