- Comentar
O fóssil de um tiranossauro que há 66 milhões de anos habitou a região de Saskatchewan, no Canadá, é o maior encontrado até hoje. A descoberta foi revelada por um estudo publicado no site The Anatomical Record.
Em comunicado, o autor do estudo e investigador no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Alberta, Scott Persons, afirma que "este é o rex das rexes", acrescentando que
"há considerável variedade de tamanhos entre os tiranossauros. Alguns eram mais magros do que outros, e alguns eram mais robustos. Scotty era mais robusto e mais pesado do que outros T-Rex conhecidos."
Batizado Scotty devido ao whisky escocês com que os investigadores festejaram a descoberta, o fóssil foi encontrado em 1991, mas as escavações duraram mais dez anos. Recentemente, os paleontólogos conseguiram estudar o esqueleto e perceber o quão diferente era de outros exemplares da espécie. O dinossauro pesava cerca de 9,7 toneladas e tinha 13 metros de comprimento. Números que o tornam no maior dinossauro carnívoro conhecido.
Os cientistas encontraram várias lesões nos ossos do carnívoro: "uma mandíbula infetada, costelas partidas e o que parece ser uma mordidela de outro T-Rex", adiantou Persons. "Para os padrões dos tiranossauros, teve uma vida extraordinariamente longa e violenta", concluiu. Os tiranossauros não eram conhecidos por viver muito tempo, mas Scotty tinha mais de 30 anos quando morreu.
Dados mostram que nas últimas três décadas o número de tiranossauros encontrados triplicou e Scott Persons não fecha a porta a novas descobertas: "Penso que haverá sempre descobertas maiores. Mas até agora, este tiranossauro em particular é o maior predador terrestre conhecido".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A partir de maio, Scotty pode ser visto no Royal Saskatchewan Museum, em Regina, no Canadá.
LEIA MAIS:
- Galinhas descendem dos dinossauros T-Rex
- Nova espécie de dinossauro carnívoro pode ter sido descoberta em Portugal
- Encontrado esqueleto de um dinossauro mais pesado do que 12 elefantes